Vantagens de comprar em brechó

Eu nunca fui a pessoa menos consumista da família,confesso. Ainda sou (infelizmente) muito descontrolada quando o assunto é comprar roupas e/ou coisas que eu realmente não preciso. Tanto que,minha meta para esse ano é me segurar e entrar em um processo de autocontrole com a compulsão. Sim,eu gasto o dinheiro que eu não tenho com roupas!

Há um tempo atrás,de forma alguma,eu consideraria isso um problema. -"Sou só uma adolescente que gosto de me vestir bem",essa era a desculpa que eu dava a mim mesma quando era questionada sobre meu "consumo em excesso".

De um tempo para cá está havendo toda uma revolução sobre consumo consciente, minimalismo...E a nova era dos brechós!
Confesso que sempre fui aquela pessoa que se negava em comprar roupas usadas mesmo sabendo que, 1)eram roupas baratas e 2)não tinha/tenho dinheiro para comprar em lojas caras sempre. E para muitas pessoas a grande opção sempre foram os brechós, até onde as pessoas sabem, brechó é um lugar onde vende roupas velhas que ninguém mais quer. Pode se dizer que sim,mas não necessariamente são roupas velhas e sem potencial.

Na metade do ano passado eu comecei a pesquisar e estudar mais sobre COMO eu poderia melhorar esse meu mau hábito, e de que forma isso fosse benéfico para mim. E foi ai que eu entendi realmente todo o conceito de "consumo consciente". Esse termo se aplica em diversas áreas,como o vegetarianismo, inclusive no consumo de roupas! Não é só porque você não gosta mais de tal peça que significa que ela não é mais útil. Ela pode ser revitalizada ou simplesmente se transformar em outra.
Na fabricação de uma calça jeans simples,por exemplo,são utilizados cerca de 11 mil litros de água.  “consumir de forma consciente é levar em consideração os impactos ambientais e sociais da produção, uso e descarte de produtos e serviços"

Quantas calças jeans você tem em casa? Quantas você já jogou fora? E qual você quer comprar? Você precisa? essas são as perguntas que mais me faço quando eu ACHO que preciso de algo (só troco a calça jeans por outra coisa que eu quero comprar).
 Comprar em brechós é algo benéfico não só para o seu bolso,mas sim para o meio ambiente. Uma peça que tu compraria em um loja de departamento por R$50,00 por exemplo,tu compraria por R$10,00 (ou até mais barato) em brechó,e muitas vezes em ótimo estado.

E você ainda pode se dar ao luxo de: 1)enjoar da peça rápido,2)doar ela porque pagou barato.
E ah,eu criei um brechó e ateliê online com alguns amigos. Lá nós vendemos peças antigas,renovadas,criadas e até customizadas à mão por nós!

Segue a gente lá: @brestore

E vocês? O que estão fazendo para o bem próprio e o do meio ambiente?

See ya!



Comentários

  1. Olá Mônica!
    Eu não tenho costume de comprar em brechós, mas pelas suas dicas do post, comprar em brechós parece sair bem mais em conta, né? Além de ficarmos mais bonitxs, damos uma ajuda pro nosso planeta.
    Eu adorei todas essas roupas, e se eu pudesse, eu compraria sim.
    Que possa dar tudo certo isso pra ti.
    Eu estou ajudando o planeta, parando de gastar água atoa, parando de tomar banho em longos, longos minutos.
    Beijos ♡
    https://noitecer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu também não costumava comprar em brechó. Só depois que eu fui quebrando esse tabu e aprendendo essa maravilha que é!
    Adorei saber que você ajuda o planeta da sua forma,também é importante.

    Obrigada,e beijão♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por comentar! ♥

Postagens mais visitadas